Sobre Nós

 

 

ADAE – PF

 

Conforme o interesse dos participantes dos Projetos, já desenvolvemos várias atividades no Bairro Bom Jesus desde 1999.

Todos lembram das aulas de reforço escolar, encaminhamentos para saúde, para documentos, para aposentadorias, a fundação da Associação dos Recicladores Esperança da Vitória, a conquista dos terrenos para construção do galpão de reciclagem, o projeto dos carrinhos para evitar os atravessadores, as emendas parlamentares para a construção do galpão, que finalmente está sendo construído, as oficinas de danças tradicionalistas gaúchas, a oficina de teatro e cidadania, a oficina de manicure, as feiras de roupas, os passeios com as crianças e o acompanhamento nas festinhas da Escola de Educação Infantil.

Neste ano, iniciamos os trabalhos reunindo algumas lideranças da comunidade e perguntando o que a comunidade espera, qual atividade gostariam que a ADAE desenvolvesse no Bairro. As sugestões se encaminharam para o lado do esporte, da dança e das aulas de violão.

Estamos dispostos a propor uma Oficina de Esportes, com aulas de vôlei, basquete e futebol. Uma Oficina de Dança de Salão e uma Oficina de Violão.

História do Projeto

 

Origem e histórico da ADAE  (Associação de Apoio a Estudantes)

Em 1981 foi criada a KINDERHILFE Passo Fundo e V. pelo Pe. Ulf  Brodowski, colega de estudos, na Alemanha, de D. Osvino José Both ( Bispo de Novo Hamburgo em 1996)

A KINDERHILFE (Ajuda a Crianças), através de doadores alemães, apadrinha crianças carentes de Passo Fundo (ação coordenada pela Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII) e de Porto Alegre (ação coordenada pelo Secretariado da Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre- Cáritas Arquidiocesana). Este projeto visa ajudar a crianças em suas necessidades básicas, isto é: alimentação, saúde, educação e vestuário, tendo como exigência básica a freqüência escolar, estando a criança nesta faixa etária.

Deste projeto – KINDERHILFE - nasceu em 1986, a STUDIENFÖRDERUNG, fomento de estudos com o nome de Apoio à Formação Universitária (FAFU) e com a finalidade de ajudar na formação de estudantes da área da saúde. Este fundo foi criado pelo Prof. Dr. Werner Wittkowski, alemão, médico e Doutor em Anatomia. Aderindo ao convite do Pe. Ulf (iniciador da KINDERHILFE) para apadrinhar uma ou mais crianças, manifestou-se nele a vontade de vir até o Brasil para, com seus conhecimentos, juntar-se aos profissionais da saúde e assim contribuir por um Brasil mais saudável. Por ter sua família já constituída e com filhos em idade escolar, isto calou nele como um sonho. Preocupado em como essas crianças poderiam dar seqüência a seus estudos e, após muita troca de idéias com o Pe. Ulf, o Dr. Werner começou a auxiliar, inicialmente, 01 estudante de Medicina, sendo que este pode assim concluir seu curso universitário com menos preocupação. Ano após ano, ele foi conquistando novos colaboradores, principalmente entre seus alunos, podendo desta forma, até hoje ajudar a dezenas de estudantes brasileiros em seus estudos. Alguns deles não concluíram o estudo por razões variadas. Outros, melhorando sua situação financeira, abdicaram da ajuda em favor de outros estudantes necessitados.

Em 1993, sentiu-se a necessidade de transformar o Fundo de Apoio à Formação Universitária em uma Associação, com estatuto e Regimento Interno próprios. Em 20 de julho de 1994, foi então instituída a ASSOCIAÇÃO DE APOIO A ESTUDANTES (ADAE), sob o Registro no. 00581.429/0001-10 com Diretoria composta de: Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro e Orientador Espiritual e, além destes cargos, há o Orientador Acadêmico.

Com a diplomação dos estudantes auxiliados pretende-se ampliar sempre mais o círculo da ADAE, pois cada estudante assina um contrato no qual se compromete a devolver, mensalmente, parte do auxílio financeiro, segundo suas necessidades, para que desta forma, outro estudante possa também ter o mesmo privilégio.

Para que a ADAE continue existindo, é fundamental que o estudante auxiliado, durante a sua caminhada universitária, tome consciência que isso depende muito DELE e da continuação da caminhada iniciada no grupo.

A todos os que chegam neste grupo, as nossas sinceras Boas-Vindas!

A todos os que já por aqui passaram nossa saudade, nosso desejo de que estejam muito felizes e que possam estar fazendo a diferença onde quer que estejam como autênticos ADAEANOS!

Studienförderung  -  23º Aniversário -  2011

 

Gifs animados

Werner e Cornélia Wittkowski

 

Dom Osvino e graduados da ADAE

 

Fundação ADAE em Porto Alegre

 

D. Osvino José Both 

Pe. Ulf  Brodowski

 

Graduados ADAE

 

Colaboradoras ADAE

Neli Balensiefer e Marta Borges

 

Dr. Fernando Fornari, Marta, Cornélia

 

Diretoria e Colaboradores 

Studienförderung - Alemanha